Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende 14 pessoas envolvidas com a milícia que atua na Gardênia Azul

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
03/02/2021 16h53 - Atualizado em 03/02/2021 16h53

As equipes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO) prenderam 14 pessoas, nesta quarta-feira (03/02), que fazem parte da milícia que atua na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio. A ação faz parte da Força-Tarefa da Polícia Civil de combate às diferentes organizações criminosas e teve como objetivo prender milicianos, asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais, que geram grande lucro para os bandidos.

Durante a operação, os agentes da DRACO capturaram um criminoso da comunidade do Quitungo e cumpriram dois mandados de prisão pelo crime de homicídio contra ele. Outro miliciano foi preso por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), no bairro Pantanal, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As equipes também interditaram uma loja de roupas falsificadas; um edifício de 14 apartamentos em construção - em que unidade imóvel era negociada a R$ 140 mil -; um depósito de cesta básica explorado pela narcomilícia que faturava R$ 100 mil por mês, além de um receptador de cabos de telefonia.

Entre os crimes investigados pela Força-Tarefa estão exploração de atividades ilegais controladas pela milícia; cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia; instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet (gatonet/gatointernet); armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água; parcelamento irregular de solo urbano; exploração e construções irregulares, areais e outros crimes ambientais; comercialização de produtos falsificados; contrabando; descaminho; transporte alternativo irregular; estabelecimentos comerciais explorados pela milícia e utilizados para lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades.