Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende líder de uma das maiores quadrilhas de agiotagem e extorsão do Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
30/01/2021 13h22 - Atualizado em 30/01/2021 13h22


Policiais civis da 76ª DP (Niterói) prenderam, nesta sexta-feira (29/01), o líder de uma das maiores quadrilhas de agiotagem e extorsão do estado do Rio de Janeiro. Ele foi localizado em Minas Gerais. Segundo as investigações, o criminoso, de 39 anos, é dono de um dos quiosques mais populares da praia de Camboinhas, em Niterói, ostentava uma vida de luxo e era uma figura conhecida na cidade.

A prisão do criminoso teve apoio da Polícia Civil de Minas Gerais. Após investigações e levantamento de informações, a equipe da 76ª DP conseguiu localizar e interceptar o veículo dirigido pelo criminoso em uma das ruas do centro de Belo Horizonte. Contra ele foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça pelos crimes de organização criminosa e extorsão. O acusado estava foragido desde o início deste ano, quando fugiu da "Operação Mercadores de Veneza", deflagrada pela 44ª DP (Inhaúma).

Além da prática da agiotagem com juros abusivos, a organização criminosa liderada pelo bandido também fazia vítimas e cobrava empréstimos antigos que foram obtidos com agiotas há muito tempo e que, na maioria das vezes, já tinham sido quitados. Além disso, extorquia pessoas e cobrava empréstimos que nunca existiram. O grupo telefonava insistentemente para os supostos devedores, parentes e até vizinhos e fazia ameaças até conseguir o pagamento da suposta dívida.