Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil desarticula quadrilha que aplicava golpe da casa própria e prende 22 pessoas

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
25/09/2020 11h19 - Atualizado em 25/09/2020 11h19

Após denúncias de lesados e investigações do setor de inteligência, policiais da 38ª DP (Brás de Pina) prenderam, ao longo do mês de setembro, 22 pessoas integrantes de uma quadrilha que praticava o golpe da casa própria. O grupo de estelionatários constituiu uma associação criminosa que vendia aos consumidores o sonho da casa própria. Uma das vítimas do golpe chegou a perder cerca de R$ 100 mil para o bando.

Alguns golpes, de acordo com o delegado titular da 38ª DP, Maurício Mendonça, eram praticados através de sites de compra e venda. Os criminosos seduziam as vítimas a investirem no negócio, oferecendo imóveis com preços muito abaixo do mercado e induziam aos compradores a depositarem em suas contas cerca de 5% do valor dos imóveis em questão. Após o pagamento, a vítima descobria que não havia imóvel e tampouco financiamento.

Dados da investigação feitas pela delegacia de Brás de Pina apontam que foram realizados mais de 100 estelionatos. Segundo o delegado Maurício Mendonça, as investigações prosseguem porque há indícios de outros golpes semelhantes praticados pela quadrilha. Após as primeiras prisões, cerca de 50 pessoas procuraram a delegacia alegando serem vítimas do golpe. O delegado pede que outras pessoas lesadas pelo grupo procurem a delegacia.

O delegado aconselhou as vítimas a prestarem atenção a detalhes que possam denunciar a ação do bando. Um dos conselhos é que o comprador desconfie imediatamente quando o valor do imóvel é muito baixo. Outra dica seria o comprador pedir antes de fechar o negócio para visitar o imóvel e verificar também se as financeiras funcionam no mesmo lugar há muito tempo.