Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Sepol é a primeira polícia do Brasil a devolver acervo de religiões de matriz africana

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/08/2020 17h38 - Atualizado em 07/08/2020 17h39

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) é a primeira polícia do Brasil a devolver o acervo de religiões de matriz africana ao movimento "Liberte o Nosso Sagrado". Foi assinado, nesta sexta-feira (07/08), um termo de transferência do acervo da Polícia Civil ao Museu da República.

Para o chefe de gabinete, delegado Daniel Mayr, a devolução do material, que estava sob a tutela da Sepol, representa um momento único, contemplando os verdadeiros donos do acervo. "Estamos realizando hoje a devolução espontânea dos itens a quem sempre pertenceram".

O material que integra o acervo conta com objetos sagrados para as religiões de umbanda e candomblé, apreendidos entre 1889 e 1945. Para a diretora do Museu da Polícia Civil, delegada Gisele Vilarinho, a assinatura deste termo entrará para a história. "Começou no século XVIII e, no século XXI, estamos devolvendo a quem pertence. Somos uma polícia que não reprime a religião, e sim o crime. Hoje iniciamos uma caminhada para o futuro", afirmou. 

Durante a cerimônia, que contou com a presença de delegados e integrantes do movimento "Liberte o Nosso Sagrado", a representante do candomblé, Mãe Meninazinha, ressaltou que o ato é um momento de emoção, após muitos anos de luta para que o acervo fosse entregue a quem de direito. "Só tenho agradecer. Estamos juntos hoje para receber o nosso sagrado. Meu muito obrigada".