Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Operação da Polícia Civil identifica 13 pessoas envolvidas em fraudes no Aeroporto Internacional do Rio

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/02/2020 15h17 - Atualizado em 07/02/2020 15h17

Treze pessoas foram identificadas, nesta quinta-feira (06/02), durante a Operação Night Rider, desencadeada pela Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) para localizar pessoas que abordam passageiros no desembarque nacional e internacional, no horário noturno, oferecendo serviços de transporte de passageiros, táxis e motoristas de aplicativo pela prática de “tiro de corrida”, preço fechado diferente do tabelado ou da plataforma. Os criminosos também fraudam os valores das corridas nas máquinas de pagamento.

O Grupo de “joquéis” identificado atua no turno da noite e de forma irregular. A abordagem dos passageiro, muitas vezes, chega a ser ostensiva e abusiva.

Vários dos identificados já estão sendo investigados pela Polícia Civil em outros delitos e possuem antecedentes criminais. A especializada já identificou mais de três grupos que praticam fraudes: crimes contra a as relações de consumo, quando, se fazendo passar por taxistas cooperativados ou por cooperativas autorizadas, induzem o passageiro a erro quanto a natureza e qualidade do serviço; estelionato, digitar na máquina de pagamento valor diverso do acordado ou tabelado, e crimes contra a economia popular, quando cobram a corrida no “tiro” violando tabelas oficiais do serviço ou cobrando valor superior ao tabelado.