Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra envolvidos em furto de celulares de uma empresa de Duque de Caxias

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
17/04/2024 08h09 - Atualizado em 17/04/2024 13h06

Policiais civis da 61ª DP (Xerém), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, realizaram, nesta quarta-feira (17/04), uma operação contra envolvidos em um furto de aparelhos de telefone celular de uma empresa de Duque de Caxias, bem como os receptadores dos dispositivos.

Os agentes cumpriram três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão na capital e em Caxias, além de outros oito nos estados de São Paulo e Paraná. Cinco pessoas foram presas, sendo três alvos da operação e duas em flagrante e também consideradas foragidas da Justiça por tráfico de drogas. Dois suspeitos estão sendo procurados.

Durante a ação, que contou com o apoio de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), os agentes também recuperaram quatros veículos roubados e arrecadaram cerca de 100 celulares, capas de telefone, quatro notebooks, três máquinas de cartão de crédito e caixas de som. As equipes também apreenderam 143 pinos de cocaína; 385 tabletes de maconha;750 unidades de crack; 92 frascos de loló e 17 comprimidos de ecstasy.

O furto foi praticado em abril de 2022. Os criminosos invadiram o escritório de uma empresa e levaram 45 celulares, bem como 12 relógios, cinco fones de ouvido e dois video games. O prejuízo para os empresários foi de cerca de R$ 375 mil.

Durante a investigação, a Polícia Civil identificou os autores do furto e os receptadores, entre lojas e pessoas físicas. Também foi possível apurar as empresas responsáveis por gerar notas fiscais frias dos produtos furtados, para dar uma aparência de legalidade aos bens subtraídos, recolocando-os no mercado popular, com aparência de produtos lícitos.

Antes da operação, 19 pessoas já haviam sido processadas criminalmente e presas em flagrante pelo crime de receptação dos celulares furtados. Destas, nove foram indiciadas por associação criminosa, cinco por lavagem de bens e dinheiro, três por furto qualificado e duas por receptação qualificada.