Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Corregedoria-Geral da Polícia Civil prende agente investigado por extorsão, constituição de milícia e agiotagem

Fotos: Marino Azevedo

ASCOM - Assessoria de Comunicação
12/04/2024 10h43 - Atualizado em 12/04/2024 10h46

A Corregedoria-Geral de Polícia Civil (CGPOL), realizou a 1ª fase da "Operação Efésios VI", nesta sexta-feira (12/04), e prendeu um agente investigado por extorsão, constituição de milícia e agiotagem. A ação, que contou com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), é a sétima da CGPOL em menos de seis meses de gestão da atual administração da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol).

A denúncia foi feita pela vítima na Corregedoria, no final de março deste ano. Segundo as investigações, o policial civil e outros suspeitos foram até a residência e acusaram os moradores de matar um idoso, que seria proprietário da casa em que a familía estava morando.

O grupo exigiu R$ 100 mil ou a entrega do imóvel e, ainda, intimidou e obrigou que as vítimas assinassem um contrato de compra e venda fictício, com a intenção de tomar a residência. No entanto, de acordo com as investigações, o idoso faleceu de causas naturais em São Paulo.

Em menos de cinco dias, a Corregedoria relatou o inquérito e solicitou medidas cautelares contra o principal autor do fato ao Ministério Público.

Nesta sexta, os agentes cumpriram mandado de prisão preventiva contra o policial e dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele, visando apurar os crimes de extorsão, constituição de milícia e agiotagem. A ação aconteceu nos bairros Guaratiba e Campo Grande, na Zona Oeste.

As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da organização criminosa.