Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende dono de abatedouro de porcos e descarta 5 toneladas de alimentos impróprios em Bangu

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
10/04/2024 19h31 - Atualizado em 10/04/2024 19h32

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram, nesta terça-feira (09/04), uma fiscalização em um abatedouro clandestino de porcos, em Bangu, Zona Oeste do Rio. A ação integrada contou também com peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e equipes do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) e da Comlurb. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante.

No local, os agentes se depararam com condições insalubres durante todo processo de criação, abate e conservação da carne suína. Os porcos eram criados expostos a esgoto, lixo e carcaças de outros animais mortos. Eles eram alimentados exclusivamente com comida estragada, e muitos se mostravam enfraquecidos e doentes.

Segundo os policiais, o ambiente do matadouro onde os animais eram abatidos estava demasiadamente sujo, tomado por larvas de mosca. Não havia câmara frigorífica no local e a carne suína era estocada em um quarto úmido, sem refrigeração e exposta germes.

Mais de 5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram descartados. O local, que não possuía licença sanitária para funcionamento, foi interditado pelo Ivisa-Rio. O responsável pelo local foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante pela prática de crime contra as relações de consumo.