Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende traficantes do Rio Grande do Sul que viviam vida de luxo no Rio de Janeiro

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
21/03/2024 15h10 - Atualizado em 21/03/2024 16h29

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), junto com policiais civis do Rio Grande do Sul, prenderam dois integrantes de uma organização criminosa que atua em Porto Alegre e no litoral norte gaúcho. Um deles era um traficante e o outro, responsável por lavar o dinheiro da quadrilha. Eles foram localizados nas Zonas Oeste e Sul do Rio de Janeiro.

A ação faz parte da Operação El Patrón. Contra o traficante, havia um mandado de prisão por extorsão mediante sequestro, receptação e posse de arma de fogo. Ele foi localizado na praia do Recreio. As investigações apuraram que ele levava uma vida de luxo no Rio – com padrão de vida mensal entre R$ 50 e R$ 100 mil – financiada pelo tráfico.

Já o acusado de administrar um dos estabelecimentos comerciais que lavava o dinheiro da organização foi encontrado gerenciando a unidade da empresa, que ficava em uma barbearia, em Copacabana, onde foi cumprido mandado de busca e apreensão.

Segundo apurado, para mascarar a origem do patrimônio ilegal, o grupo usava, de fachada, uma empresa de locação de veículos, além de laranjas. Com a entrada dos valores, esses eram direcionados a empresários, que injetavam o dinheiro em contas bancárias de uma rede de barbearias de Porto Alegre e com filial no Rio.