Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícias Civil e Militar e Ministério Público deflagram 2ª fase da Operação Incursio

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
18/03/2024 14h54 - Atualizado em 18/03/2024 14h54

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Corregedoria-Geral de Polícia Civil (CGPOL), realizou, nesta segunda-feira (18/03), a 2ª fase da Operação Incursio. A ação contou com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

A operação conjunta ocorreu após investigação da CGPOL e troca de informações entre as instituições, que permitiu chegar à identificação do terceiro indivíduo, um policial militar, que participou da ação criminosa.

Nesta segunda, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão para apurar os crimes de associação criminosa armada, abuso de autoridade e peculato por concurso de pessoas.

Primeira fase da Operação Incursio
A 1ª fase da Operação Incursio aconteceu no dia 29 de fevereiro deste ano. Na ocasião, dois policiais civis foram presos.

A denúncia foi feita pela vítima na Corregedoria, em janeiro deste ano. Segundo as investigações, os policiais civis e o policial militar foram até o bairro Vaz Lobo, na Zona Norte, apurar informações sobre um suposto caso de venda de remédios para abortos. Na ocasião, o suspeito não foi localizado.

Os agentes, então, foram até a casa do denunciante, arrombaram e furtaram R$ 9 mil, uma aliança de ouro, documento e uma pistola legalizada, não tendo havido nenhuma formalização dessas diligências.

Em menos de um mês, a Corregedoria-Geral da Polícia Civil (CGPOL) identificou e solicitou medidas cautelares contra os autores ao Ministério Público, que prontamente encaminhou a demanda para o poder judiciário e ofereceu denúncia contra os dois policiais civis alvos da 1ª fase da Operação Incursio.