Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra fraudes em licitações praticadas na Prefeitura de Sumidouro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
15/03/2024 16h59 - Atualizado em 15/03/2024 17h02

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), em conjunto com o Ministério Público do Rio, deflagrou, nesta sexta-feira (15/03), a segunda fase da "Operação Exaustor". Nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva foram cumpridos, nas cidades de Sumidouro e Carmo. A ação, que foi realizada pela 111ª DP (Sumidouro) e contou com o apoio operacional da 112ª (Carmo), faz parte de uma investigação que apura sequência de fraudes em licitações promovidas pela Secretaria de Promoção Social do município de Sumidouro.

De acordo com as investigações, agentes públicos recebiam favores e valores de empresários favorecidos nas licitações da pasta. Na primeira fase da ação, após cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do ex-secretário da pasta, foram encontrados bens adquiridos pela secretaria. Após quebra de sigilo dos aparelhos envolvidos, foram descobertas as ilicitudes.

Na ação desta sexta, o ex-secretário foi preso e os demais envolvidos foram alvos de busca e apreensão. Foram arrecadados diversos celulares, computadores, notebooks, documentos e cerca de R$ 10 mil em espécie, sem origem comprovada. Os envolvidos respondem por crimes de associação criminosa, corrupção passiva e ativa, peculato, além de várias modalidades de crimes em licitações, e as investigações continuam em andamento.