Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha que fraudava bilhetes de passagens de metrô

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/12/2023 14h57 - Atualizado em 11/12/2023 14h57

​Policiais civis da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) realizaram uma operação, nesta segunda-feira (11/12), e prenderam em flagrante quatro integrantes de uma quadrilha especializada em fraude na venda de bilhetes de passagem do metrô. Os criminosos foram presos na Estação da Pavuna.

A ação aconteceu após denúncia da concessionária que administra o metrô. Após investigação, levantamento de informações de inteligência e monitoramento, os agentes conseguiram desmantelar a organização criminosa.

De acordo com as investigações, a quadrilha comprava legalmente passagens com cartões de crédito virtuais cadastrados em telefones celulares com dispositivo de aproximação. No entanto, os cadastros nas operadoras dos cartões era​m feito​s utilizando nome​s de terceiros.

Segundo a DDSD, os usuários pagavam pela passagem a quantia de R$ 5 ao grupo criminoso, valor inferior à venda do bilhete pela concessionária. Tal prática delituosa causa grande prejuízo à empresa, tendo em vista que a operadora do cartão não repassava o pagamento, alegando fraude no uso do cartão.

Após a ação, os quatro foram encaminhados à delegacia e autuados em flagrante por crimes de estelionato e de associação criminosa.