Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil recebe representantes de mecanismo da ONU para diálogos sobre o combate à desigualdade racial

Fotos: Marino Azevedo

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/12/2023 17h54 - Atualizado em 07/12/2023 17h54

A Polícia Civil recebeu, nesta quarta-feira (06/12), uma delegação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para troca de informações sobre o trabalho das instituições no combate à desigualdade racial. Os visitantes são membros do Mecanismo Internacional Independente de Especialistas para Promover a Justiça Racial e a Igualdade no Contexto da Aplicação da Lei (Emler) da ONU.

Autoridades e especialistas de ambas as instituições participaram de uma reunião, na sede administrativa da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), em que puderam tomar conhecimento de ações realizadas pela polícia judiciária fluminense no combate ao racismo. Os convidados também conheceram as instalações da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).

– A visita é de suma importância para nós, uma grande oportunidade para mostrarmos as inúmeras iniciativas que vêm sendo tomadas no enfrentamento à desigualdade racial. Reafirmamos o nosso compromisso na defesa dos direitos humanos e no combate a qualquer tipo de violência – afirma a delegada Inamara Costa, assessora especial de Relações Institucionais da Sepol, que mediou o encontro.

Também participaram da reunião os delegados Carlos Eduardo de Araújo Rangel, diretor de ensino da Acadepol; Rita Salim, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi); Monique Vidal, Ouvidora-Geral de Polícia Civil; Rodrigo Dias Coelho, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE); e Carlos Oliveira, assistente do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE).

O Emler foi criado em julho de 2021 pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para fazer recomendações de medidas necessárias para garantir o acesso de africanos e afrodescendentes à Justiça, à responsabilização e à reparação do uso excessivo da força.