Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Governador cria comitê de combate aos crimes financeiros em parceria com o Ministério da Justiça

Fotos: Marino Azevedo

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/11/2023 17h35 - Atualizado em 08/11/2023 17h41

O Governo do Rio, em parceria com o Governo Federal, formalizou nesta quarta-feira (08/11), no Palácio Guanabara, a constituição do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra). O acordo de cooperação técnica, inédito no Brasil, atuará como um pilar na força-tarefa instaurada para combater crimes financeiros e lavagem de dinheiro, asfixiando o tráfico e as milícias no Rio de Janeiro.

O acordo assinado na capital do Rio de Janeiro foi definido em reunião realizada em Brasília, em 30 de outubro, com representantes do Executivo fluminense e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O Cifra será formado por membros do MJSP, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e secretarias de Estado de Polícia Civil (Sepol) e da Fazenda (Sefaz). O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) também farão parte da força-tarefa.

- O Rio de Janeiro é a imagem do país para o mundo e em nome dessa importância iremos atuar de forma integrada e estratégica no combate à violência no estado. O Governo Federal está investindo em tecnologia, que é decisivo hoje para que possamos atuar de forma cada vez mais efetiva, além de inteligência financeira e a cooperação das nossas forças de segurança - acrescenta o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Vale ressaltar que o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil é precursor no fomento da cultura de investigação financeira e patrimonial. Apenas nos últimos três anos, a instituição representou junto à Justiça pelo bloqueio de mais de R$ 13 bilhões em bens e valores de organizações criminosas. Já no que diz respeito ao combate à corrupção, os valores ultrapassam R$ 140 bilhões.