Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil e Ministério Público traçam estratégia de atuação integrada no combate ao crime organizado

Fotos: Divulgação / MPRJ

ASCOM - Assessoria de Comunicação
26/10/2023 15h32 - Atualizado em 26/10/2023 15h32

Representantes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e da Administração Superior e das áreas Criminal, de Segurança Pública e de Investigação Penal do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) se reuniram, nesta quarta-feira (25/10), para definir formas de integração para combater o crime organizado em território fluminense.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Marcus Amim; a chefe de Gabinete da Sepol, delegada Ana Paula Faria; o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, delegado Pedro Medina; o subsecretário de Gestão Administrativa,delegado Alexandre Capote; o subsecretário de Inteligência, delegado Flávio Porto; o diretor do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), delegado Henrique Damasceno; e a diretora do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC),delegada Raíssa Celles. 

- A integração e a união entre a Polícia Civil e o Ministério Público devem pautar o relacionamento entre as ambas instituições. Nosso principal parceiro no combate à criminalidade será o MP e estamos abertos a colaborar para enfrentar o crime organizado no Rio de Janeiro - disse o secretário Marcus Amim.  

De acordo com o responsável pela Coordenadoria-Geral de Segurança Pública (COGESP/MPRJ), promotor de Justiça Alexandre Themístocles, o encontro também serviu para definir uma estratégia de atuação para apuração rigorosa das ações de criminosos na Zona Oeste, ocorridas no último dia 23.

Durante o encontro, o coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, promotor de Justiça David Faria, destacou que o MPRJ está disposto a colaborar para uma melhor integração com a Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado. Já o representante do Ministério Público no Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Consperj), o procurador de Justiça Antonio José Campos Moreira, também reforçou a necessidade de uma atuação estratégica entre as instituições em benefício da população do estado do Rio de Janeiro.

Pelo MP, também participaram do encontro os promotores de Justiça Eduardo Campos, coordenador da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Adriana Lucas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (CAO Investigação Penal/MPRJ), Leandro Navega, subcoordenador do CAO Investigação Penal/MPRJ, Tatiana Kaziris, subcoordenadora do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e Alexandre Murilo Graça, da 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro.