Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Governador nomeia novo secretário de Polícia Civil

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
19/10/2023 11h09 - Atualizado em 20/10/2023 12h39

O governador Cláudio Castro nomeou, nesta quinta-feira (19/10), o delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes como novo secretário de Estado de Polícia Civil. Ele tem 21 anos na instituição, tendo ocupado, entre outras funções, o cargo de titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), por dois anos e quatro meses. Amim estava, desde junho, na diretoria do Detran-RJ. Castro fez um agradecimento ao delegado José Renato Torres, que deixou o cargo a pedido.

- Estou certo de que o delegado Amim tem as qualificações necessárias para fazer um bom trabalho à frente da Polícia Civil. Aproveito para agradecer ao delegado José Renato Torres pelo comprometimento com a segurança pública do Estado do Rio num momento importante de ação contra a criminalidade - afirmou o governador.

Amim afirmou que recebeu com satisfação a nomeação:

-É um privilégio ser lembrado pelo governador para assumir a Secretaria de Estado de Polícia Civil. Encaro esse desafio com muita tranquilidade e reforço o meu compromisso de combate à criminalidade com todo o rigor que a lei permite.

PERFIL MARCUS AMIM

Natural de Niterói, Marcus Amim é formado em Direito, em 2003, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Está há mais de 20 anos na Polícia Civil, tendo exercido também, entre outras funções, o cargo de delegado titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos. Foi também delegado titular da 27ª DP (Vicente de Carvalho).

Por seu trabalho na polícia, recebeu, em 2018, a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2021, ganhou a Medalha José Clemente Pereira, da Câmara dos Vereadores de Niterói.

Na Polícia Civil, Amim também ganhou, como reconhecimento pelos bons serviços prestados, a Medalha de Fidelidade, em 2020, a Medalha de Honra, em 2019, e a Medalha de Devotamento, em 2018.