Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Recuperação de ativos: Polícia Civil RJ e MJSP promovem capacitação inédita no país

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
04/10/2023 09h09 - Atualizado em 04/10/2023 14h52

Em uma parceria inédita, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deram início, nesta terça-feira (03/10), ao ciclo de capacitação dedicado à Rede de Recuperação de Ativos (Recupera). Trata-se de um treinamento do Programa Nacional para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). O curso está acontecendo no auditório do Casa Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e reúne representantes do segmento de todo o país.

A escolha do Rio de Janeiro para sediar a primeira capacitação desta temática se deu em razão do pioneirismo da Sepol em trabalhos de recuperação de ativos, dentre eles a implementação da investigação patrimonial paralela.

De acordo com o Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) da Polícia Civil RJ, entre as finalidades do trabalho de recuperação de ativos estão o corte do fluxo financeiro de organizações criminosas; o impedimento de proveito de condutas ilícitas; e a recomposição do patrimônio às vítimas de delitos, sejam pessoas físicas ou o próprio Estado.

O evento está sendo conduzido pelo Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) do DGCORD-LD e pelas Secretarias Nacionais de Segurança Pública (Senasp), de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e de Justiça (Senajus).

– O curso é uma grande oportunidade para trocar experiências e aprofundar o debate sobre questões práticas e teóricas acerca do sistema de recuperação de ativos e o papel dos atores da persecução patrimonial – destacou a delegada Renata Montenegro, coordenadora do GRA da Polícia Civil RJ.