Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Forças de segurança do Rio de Janeiro participam de operação nacional de combate à violência contra a mulher

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
21/08/2023 17h36 - Atualizado em 22/08/2023 14h23

Policiais civis e militares do estado do Rio de Janeiro realizam, a partir desta segunda-feira (21/08), uma operação de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a "Operação Shamar" é mais uma iniciativa do calendário do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim deste tipo de crime, e ocorre em parceria com forças de segurança de todo o país.

Na Polícia Civil, o Departamento-Geral de Polícia de Proteção à Mulher (DGPAM) está à frente do trabalho, mas todos os departamentos participam da ação. Durante o período da operação, que vai até o dia 15 de setembro, as unidades irão cumprir mandados de prisão e intensificar a apuração dos procedimentos. Também está prevista a realização de ações preventivas, como palestras e debates.

Esta é a segunda grande iniciativa de combate à violência contra a mulher realizada pela Polícia Civil em agosto. Na "Operação Maria da Penha", que marcou os 17 anos da implementação da Lei Maria da Penha, 43 pessoas foram presas e 20 armas de fogo foram apreendidas pelos agentes das 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams) do estado. Esses números reforçam o trabalho que vem sendo feito pelo DGPAM. No primeiro semestre deste ano, as Deams realizaram 630 prisões e 55 apreensões de armas de fogo, concluíram cerca de 7 mil inquéritos e solicitaram mais de 11 mil medidas protetivas de urgência.

Já a Polícia Militar terá o Programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida coordenando as ações, com equipes fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas e estreitando ainda mais os laços com as mulheres assistidas. A iniciativa também pretende priorizar os atendimentos acionados via Central 190, assim como os registrados através dos Apps 190 e Rede Mulher, relacionados à situações emergenciais envolvendo a violência doméstica e familiar contra a mulher, além das tentativas de feminicídio.

Vale destacar que, em quatro anos de existência, a Patrulha Maria da Penha da SEPM já realizou mais de 192 mil atendimentos, dos quais mais de 51.800 mulheres foram assistidas e 560 prisões foram realizadas, sendo a maioria em flagrante por descumprimento de medida protetiva expedida pela Justiça.

A "Operação Shamar" foi batizada em referência à palavra em hebraico para cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.