Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil inaugura Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher em Vassouras

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
16/08/2023 12h30 - Atualizado em 16/08/2023 16h46

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) inaugurou, nesta quarta-feira (16/08), mais um espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. O novo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) fica no município de Vassouras, no Centro-Sul fluminense, e conta com profissionais especializados para receber este público.

"A proteção da mulher é um trabalho de rede, e é assim que a gente precisa continuar. Foi muito esforço para a gente conseguir este espaço, e ficou digno. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir estender isso para outras delegacias e outros municípios", disse a diretora do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Gabriela Von Beauvais, que participou da cerimônia de inauguração. Esta é mais uma das atividades do calendário do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Localizado na sede da 95ª DP (Vassouras), o NIAM é resultado de um convênio firmado entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Vassouras. O serviço conta ainda com o apoio de órgãos municipais, da Polícia Militar, do Ministério Público e da Justiça.

O objetivo do NIAM é garantir atendimento especializado para pessoas que estão em um momento de fragilidade e vulnerabilidade. Os profissionais do núcleo foram capacitados pelo DGPAM, que também ficou responsável pelo treinamento da rede de apoio.

Justamente por lidar com um momento tão delicado para as vítimas, o espaço possui uma brinquedoteca, pois muitas mulheres procuram as NIAMs acompanhadas por seus filhos.

Com esta inauguração, o estado do Rio de Janeiro passa a contar com cinco NIAMs, além das 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs). Os demais núcleos integrados estão localizados nos municípios de Itaboraí, Miguel Pereira, Bom Jesus do Itabapoana e Barra do Piraí.

Também participaram da inauguração o diretor do 5º Departamento de Polícia de Área (DPA), delegado André Drummond; o titular da 95ª DP (Vassouras), delegado Luciano Coelho dos Santos; e representantes de outras instituições do poder público.