Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil inaugura Sala Violeta na delegacia da Rocinha

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
13/07/2023 18h03 - Atualizado em 14/07/2023 12h41


A Polícia Civil inaugurou, nesta quinta-feira (13/07), a Sala Violeta na 11ª DP (Rocinha). Trata-se de um espaço de acolhimento e incentivo para denúncias de mulheres contra os agressores. A iniciativa é parte do Programa Inclusão Rocinha, criado em março deste ano, com o objetivo de atender vítimas de violência doméstica e combater este tipo de crime naquela comunidade.

A Sala Violeta terá um atendimento especializado e realizado por uma policial mulher. O espaço conta, ainda, com uma brinquedoteca, onde filhos de vítimas também possam ser acolhidos.

– Nosso objetivo é o acolhimento àquela pessoa que está em vulnerabilidade. A mulher precisa se sentir acolhida, segura e confortável, e não revitimizada. Por isso, é tão importante esse local com atendimento especializado e que também disponibiliza um ambiente para crianças que acompanham as vítimas – destacou a titular da 11ª DP, delegada Flávia Monteiro

Uma outra ferramenta disponibilizada pelo programa Inclusão Rocinha é um grupo em aplicativo de mensagens instantâneas. Fazem parte dele policiais civis da 11ª DP, policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região e da Patrulha Maria da Penha, profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da comunidade, integrantes do Conselho Tutelar e membros da Associação de Moradores. O objetivo é ter acesso aos serviços prestados em tempo real às necessidades.

Desde a implantação do programa, não foram mais registrados feminicídios na Rocinha. Em janeiro deste ano, a comunidade registrou quatro mulheres vítimas fatais de seus agressores, em um intervalo de 12 dias.