Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Policia Civil apreende dados sigilosos extraídos ilegalmente de uma das maiores empresas de petróleo e gás do País

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/06/2023 17h46 - Atualizado em 29/06/2023 17h46


Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam, nesta quinta-feira (29/06), grande quantidade de documentos sigilosos. O material foi obtido ilegalmente por um ex-funcionário de uma das maiores empresas de extração de petróleo e gás do país.

Após trabalho do Setor de Inteligência da especializada, os agentes descobriram que o autor teria extraído diversas informações sigilosas do banco de dados da empresa, fora do seu horário de expediente.

Com base nessa informação, a equipe foi foi até uma residência, no bairro do Itanhangá, na Zona Oeste, onde cumpriu mandado de busca e apreensão.

Foi verificado que a extração de dados ocorreu no período de aviso prévio do funcionário. A perícia constatou que ele extraiu mais de 2 mil dados sensíveis de interesse comercial da empresa e dados pessoais de colaboradores, como remuneração, indicadores de performance, pesquisas de mercado, propostas comerciais, contratos com terceirizados, planos de metas e bônus, entre outros.

Durante as buscas, os agentes apreenderam HDs externos, notebooks e documentos, que passarão por perícia. O investigado irá responder pelos crime de violação de segredo profissional. As investigações continuam para apurar o possível envolvimento de outras pessoas nos crimes.