Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende o miliciano Playboy da Curicica

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/06/2023 12h08 - Atualizado em 29/06/2023 12h47

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) realizaram uma operação, nesta quinta-feira (29/06), para capturar o miliciano Leandro Xavier da Silva, o "Playboy da Curicica". A ação ocorreu na Vila Pinheiro, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. O criminoso reagiu à abordagem e foi atingido em confronto com os agentes.

"Playboy da Curicica" é o líder da milícia privada que atua em Curicica, na Zona Oeste. Atualmente, ele se aliou a traficantes da facção criminosa que domina a localidade onde foi encontrado. O objetivo da operação era cumprir um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio, expedido contra o miliciano.

Além dele, outro criminoso foi atingido, após atentar contra a vida dos policiais civis. Ambos foram socorridos para um hospital da região. Duas pistolas com a numeração raspada foram apreendidas.

A operação ocorreu após intenso trabalho de investigação e monitoramento. Ele já havia sido preso pela Draco em agosto do ano passado, mas foi colocado em liberdade no mês seguinte e assumiu o controle da milícia. Investigações demonstraram que ele foi um dos principais homens que lideraram os grupos criminosos que participaram das guerras travadas por facções criminosas rivais no início do ano, pelo controle de comunidades localizadas na Zona Oeste do Rio.

Com o fortalecimento de facções criminosas rivais, os milicianos de Curicica se aliaram a um grupo de traficantes, visando a proteção do seu território. Por isso, "Playboy da Curicica" passou a se esconder na Vila do Pinheiro, em busca de segurança.

As investigações para descoberta do paradeiro dele duraram cerca de dois meses. Nesse tempo, além de identificar a residência na qual o criminoso estava escondido, os agentes escolheram um horário adequado para a realização da operação, evitando que impactasse o horário de entrada nas escolas ou a saída dos moradores para o trabalho.