Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil e Ministério Público deflagram operação contra quadrilha especializada em extorsão mediante sequestro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
28/06/2023 08h10 - Atualizado em 28/06/2023 12h30

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da 58ª DP (Posse), e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público deflagram, nesta quarta-feira (28/06), a operação “Market Fake".

A ação tem o objetivo de cumprir 54 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada em extorsão mediante sequestro. Segundo os agentes, a quadrilha atua em Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti e outros municípios da Baixada Fluminense, além da capital, São Gonçalo e outras cidades da Região Metropolitana. Até o momento, 28 pessoas foram presas.

De acordo com as investigações, os criminosos publicavam falsos anúncios de compra e venda de veículos na internet e, ao marcarem encontro para a negociação, as vítimas eram sequestradas e levadas para comunidades.

Em seguida, os bandidos obrigavam as vítimas a entrarem em contato com familiares e exigiam transferências de valores por meio de PIX. Pelo menos 35 vítimas de diversos municípios do estado foram identificadas.

Durante as investigações dos casos registrados, os agentes levantaram informações de inteligência, coletaram depoimentos e identificaram os alvos.

Também participam da operação outras delegacias do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB), do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).