Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra Operação Torniquete em comunidades da Zona Norte da capital

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
26/06/2023 13h42 - Atualizado em 26/06/2023 14h36

Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) realizaram, nesta segunda-feira (26/06), a Operação Torniquete. A ação aconteceu nas comunidades Furquim Mendes, Dique e Ficap, em Jardim América, na Zona Norte da capital do Rio.

Os agentes apreenderam dez veículos roubados e interditaram uma oficina mecânica. Quatro pessoas foram detidas por crimes de roubo, adulteração e receptação qualificada, sendo que contra um adolescente também foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, as comunidades, alvos da operação, possuem posicionamento estratégico para a prática de roubos de veículos e de cargas, cometidos em diversas regiões do Rio de Janeiro, como a Avenida Brasil, e nos municípios de São João de Meriti, Nilópolis e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segundo os agentes, no dia 25 de abril deste ano, no Centro de Duque de Caxias, integrantes da quadrilha participaram do latrocínio – roubo seguido de morte - da perita legista da Polícia Civil, Denise Macedo Jana.

As investigações também revelaram que nessas comunidades ocorrem diversas atividades criminosas, como armazenamento, transbordo e revenda das cargas roubadas para receptadores; clonagem e desmanche de veículos, além do uso dos automóveis roubados para deslocamento.

A ação desta segunda é baseada em dados de investigação e de inteligência das delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), analisados conjuntamente com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP).

A Operação Torniquete foi criada pelo DGPE, em novembro de 2022, para coibir roubos de cargas e de veículos no Rio de Janeiro e diminuir os índices desses crimes. Desde então, 241 pessoas foram presas e 272 veículos recuperados.