Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra Operação Torniquete no Complexo do Chapadão 

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
16/06/2023 10h41 - Atualizado em 16/06/2023 12h21

Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) realizaram, nesta sexta-feira (16/06), a Operação Torniquete, no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio. No total, 13 pessoas foram presas e 24 veículos foram recuperados.

De acordo com as investigações, a região se tornou uma das bases operacionais de uma facção criminosa que fornece armamento pesado, como fuzis, pistolas e granadas, para roubos de veículos e de cargas. Os assaltos são cometidos principalmente em bairros das zonas Sul, Norte e Oeste da capital do Rio; em municípios da Baixada, além de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Segundo os agentes, alguns crimes resultaram em morte de vítimas (latrocínio) que, na maioria dos casos, sequer esboçaram reação. Em um dos casos, no dia 11 de abril de 2022, uma mulher, de 72 anos, foi arrastada por 400 metros quando ficou presa ao cinto de segurança durante o assalto, no bairro Pavuna, na Zona Norte da capital. Em outro assalto, no dia 29 de abril deste ano, bandidos do Complexo do Chapadão roubaram um caminhão e fizeram o motorista refém.

De acordo com as investigações, o produto desses roubos (veículos e cargas) é levado para o Chapadão e para outras comunidades com atuação do Comando Vermelho (CV). Os agentes constataram, ainda, que nessas regiões ocorrem diversas atividades criminosas, como armazenamento, transbordo e revenda das cargas roubadas para receptadores; clonagem de veículos e desmanche para revenda de peças; uso dos automóveis roubados pelas quadrilhas para deslocamento e cometimento de outros crimes e outras práticas criminosas.

A operação desta sexta-feira foi baseada em dados de investigação e de inteligência das delegacias especializadas e de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), analisados conjuntamente com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP) e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (SSINTE). Agentes do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI) participam da ação.

A Operação Torniquete foi criada pelo DGPE, em novembro de 2022, para coibir roubos de cargas e de veículos no Rio de Janeiro e diminuir os índices desses crimes. Ao todo, são mais de 200 pessoas foram presas e 220 veículos roubados ou furtados foram recuperados.