Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Governador Cláudio Castro dá boas-vindas a novos alunos da Academia de Polícia Civil para carreira de delegado

Fotos: Marino Azevedo

ASCOM - Assessoria de Comunicação
31/05/2023 16h51 - Atualizado em 31/05/2023 16h51

O governador Cláudio Castro participou, na segunda-feira (29.05), da aula inaugural do curso de formação profissional dos aprovados no concurso público da Polícia Civil, para o cargo de delegado. Participam desta fase todos os 116 aprovados em etapas anteriores. A cerimônia ocorreu na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) e contou com a presença do secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque, da diretora-geral da Acadepol, delegada Valéria Aragão, além de toda a cúpula da instituição.

- Em 2020, assumi o compromisso de reestruturar a Polícia Civil, melhorando equipamentos e salários. Compramos novas viaturas, armamento e investimos em tecnologia. Esses policiais, primeiramente, são humanos e merecem ser valorizados e respeitados - declarou o governador Cláudio Castro.

O curso de formação tem carga horária mínima de 840 horas, cumpridas em cerca de cinco meses. Nesse período, os candidatos recebem bolsa-auxílio que corresponde a 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo que concorre, sem a incidência de descontos previdenciários.

O edital do concurso para a carreira de delegado tinha previsão inicial de 50 vagas, mas o governador Cláudio Castro autorizou a ampliação de mais 66, totalizando 116 alunos que participarão do curso de formação profissional. Entre as disciplinas cursadas estão: valorização do profissional e segurança do trabalho, fundamentos e técnicas de investigação criminal, inteligência policial e sistemas de informação, protocolos e táticas operacionais, gestão estratégica em segurança pública.

- Quero que saibam que, da mesma forma que se preparam para aqui estarem, nos esforçamos para que vocês estivessem aqui. Reestruturamos as instalações físicas da Acadepol, preparando-as para o recebimento dos novos alunos. Essa casa é de todo policial – explicou Valéria Aragão.

A ampliação no número de vagas imediatas não foi exclusivamente para o cargo de delegado. O Governo do Rio de Janeiro autorizou a ampliação de 1.341 vagas nos concursos da Polícia Civil em andamento. Desta forma, a oferta total passou de 400 para 1.741. Além dos 116 convocados para o curso de formação de delegado, todas as outras carreiras tiveram acréscimo de vagas. São elas: perito legista (87 vagas); perito criminal (38); auxiliar de necropsia (100); técnico de necropsia (100); inspetor (600); e investigador (700).

- Graças ao compromisso do governador com a segurança pública, nós conseguimos autorização para aumentar o número de vagas. É um motivo de agradecimento. Isso mostra a busca incessante do Governo do Estado para melhorar o serviço prestado pela Polícia Civil à população fluminense – explicou o secretário Fernando Albuquerque.

A previsão é de que os alunos aprovados nos cursos de formação sejam nomeados e lotados em unidades da Polícia Civil até o final deste ano. Uma avaliação interna será feita para identificar os locais que mais necessitam de reforço.