Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Operação Torniquete prende mulher que integrava milícia na Zona Oeste

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
03/05/2023 19h22 - Atualizado em 03/05/2023 19h22

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam, nesta quarta-feira (03/05), uma integrante de uma milícia. Ela é apontada como responsável por expulsar e extorquir moradores de conjuntos habitacionais no município de Belford Roxo. A ação é parte da Operação Torniquete, do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), que combate roubos de veículos e cargas na Região Metropolitana.

Com base em informações do Setor de Inteligência e do Disque Denúncia, a equipe foi até o bairro das Graças, em Belford Roxo, onde localizaram e prenderam a acusada. Contra ela, foi cumprido mandado de prisão pelo crime de constituição de milícia privada, praticado em 2020.

De acordo com as investigações, a autora integrava a organização criminosa que dominava a Zona Oeste, liderada pelo criminoso Wellington da Silva Braga, o "Ecko". O grupo atuava expulsando moradores de um condomínio do “Minha Casa, Minha Vida”, assumindo suas unidades habitacionais em nome do grupo.

Os apartamentos dominados por milicianos eram revendidos por valores muito abaixo do mercado, enquanto os reais proprietários seguiam pagando suas prestações sem ter direito à posse do imóvel.