Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Parceria entre Sepol e Seinfra possibilita ampla reforma no Instituto Médico Legal do Centro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
04/05/2022 13h57 - Atualizado em 04/05/2022 13h57

O Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IMLAP), no Centro do Rio de Janeiro, está passando por uma ampla reforma, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), por meio da Empresa de Obras Públicas (Emop). As intervenções iniciaram nesta segunda-feira (02/05) e vão desde a modernização do layout até o reforço estrutural e a climatização da unidade, atendendo às normas do Ministério da Saúde e Anvisa.

O termo de autorização para o início das obras foi assinado pelo secretário de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque, e pelo diretor da Emop, André Braga. O investimento é de cerca de R$ 6,5 milhões em melhorias no prédio do IML, localizado na Avenida Francisco Bicalho. Outras unidades da Polícia Técnico-Científica e delegacias distribuídas pelo território fluminense também fazem parte do pacote de reformas anunciado pelo Governo do Estado.

Construído em 2008, a edificação foi vistoriada pela EMOP-RJ, que elaborou o projeto e o orçamento de acordo com as demandas da Sepol e do Ministério Público. Estão programados os seguintes serviços: recuperação total do telhado com impermeabilização das calhas; climatização dos ambientes; reforma das salas da necropsia e de corpo de delito; recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias; instalação de reservatórios de água; recuperação da escada metálica; substituição de esquadrias e portas. No anexo também serão feitas obras de reforço estrutural.

“No IML é desenvolvido um serviço de utilidade pública, produção de provas nos processos criminais. A reforma vai permitir maior qualidade do trabalho à disposição da população, além de fornecer melhores condições ao nosso servidor”, destacou Fernando Albuquerque.

Segundo André Braga, a importância técnica em realizar as melhorias no espaço comprova a capacidade da Emop de solucionar e reverter problemas existentes. “Fazemos a engenharia social para melhor atender ao funcionalismo público e ao povo do Rio de Janeiro”, completou.

Durante a execução da obra, o IML continuará funcionando. Atualmente, o órgão registra uma média de 200 a 300 atendimentos por dia, sendo a maior parte para exames em pessoas com registros de lesão corporal por algum tipo de violência.