Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra 2ª fase da operação “Transoil - No rastro do óleo”

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
17/02/2022 11h33 - Atualizado em 17/02/2022 17h36

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) deflagrou, nesta quinta-feira (17/02), a segunda fase da operação “Transoil – No rastro do óleo” contra integrantes de uma organização criminosa que atua no roubo de cargas de óleo lubrificante. A ação contou com apoio da Delegacia Fazendária (Delfaz) e da Polícia Rodoviária federal (PRF). As diligências foram realizadas em bairros da capital e nos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Ao todo, foram seis mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Nove pessoas foram presas, tendo uma delas sido baleada em confronto com os agentes. Foram apreendidos uma pistola, quatro veículos e farta quantidade de drogas.

A investigação teve início em 2021, quando foram registrados crimes desta natureza, com o mesmo modus operandi, na Rodovia Washington Luís e no Arco Metropolitano, na Baixada Fluminense. Na primeira fase da operação, equipes da DRFA localizaram uma grande quantidade de óleo lubrificante roubado em um estabelecimento comercial explorado pela quadrilha. No local, o grupo adulterava e revendia o produto para o Rio de Janeiro e São Paulo. A movimentação financeira mensal era de mais de R$ 1 milhão por mês.  

De acordo com os policiais, as investigações apontam a participação desta organização criminosa em, pelo menos, oito roubos de carga de óleo lubrificante. O prejuízo causado às empresas lesadas é de, aproximadamente, R$ 2 milhões.