Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil inaugura Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher em Itaboraí

Fotos: Marino Azevedo

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/06/2023 17h10 - Atualizado em 29/06/2023 17h10

A Polícia Civil inaugurou, nesta quinta-feira (29/06), mais um espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. O novo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) fica no município de Itaboraí e conta com profissionais especializados para receber este público.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da delegada Gabriela Von Beauvais, diretora do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Norma Passos Lacerda, titular da 71ª DP (Itaboraí), delegado Maurício Mendonça de Carvalho, titular do 4º Departamento de Polícia de Área (DPA), além de representantes de outras instituições do poder público.

"A proteção da mulher é um trabalho de rede, e é assim que a gente precisa continuar. Foi muito esforço para a gente conseguir este espaço, e ficou digno. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir estender isso para outras delegacias e outros municípios", celebrou a delegada Gabriela Von Beauvais.

"Esta inauguração é um sonho que eu já vinha carregando. É um momento muito importante, porque as mulheres que sofrem violência terão aqui uma porta de entrada acolhedora, disse a delegada Norma Passos Lacerda.

Localizado na sede da 71ª DP (Itaboraí), o NIAM é resultado de um convênio firmado entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Itaboraí. O serviço conta ainda com o apoio de órgãos municipais, da Polícia Militar, do Ministério Público e da Justiça de Itaboraí.

O objetivo do NIAM é garantir atendimento especializado para pessoas que estão em um momento de fragilidade e vulnerabilidade. Os profissionais do Núcleo foram capacitados pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), que também ficou responsável pelo treinamento da rede de apoio.

Justamente por lidar com um momento tão delicado para as vítimas, o espaço possui uma brinquedoteca, pois muitas mulheres procuram as NIAMs acompanhadas por seus filhos.

Com esta inauguração, o estado do Rio de Janeiro conta agora com quatro NIAMs. Os outros Núcleos estão localizados nos municípios de Miguel Pereira, Bom Jesus do Itabapoana e Barra do Piraí.