Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Acordo de Cooperação Técnica entre Procon e Polícia Civil completa dois anos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/02/2023 16h01 - Atualizado em 08/02/2023 16h09

O secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque, e o Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, se reuniram, nesta quarta-feira (08/02), para fazer um balanço das operações e reforçar o compromisso de cooperação mútua entre a autarquia e a instituição, firmado em 08 de fevereiro de 2021, completando dois anos de atuação em conjunto.

Desde o início do acordo foram realizadas 40 operações conjuntas em 178 estabelecimentos. Somente em postos de combustíveis, um dos principais setores denunciados, e instaladoras de gás natural veicular foram feitas 128 fiscalizações. Setores como mercados, clínicas irregulares de bronzeamento artificial, quiropraxia, estética e oftalmologia, lojas de materiais de construção, depósitos de água, indústrias, distribuidores de gás, fábricas de suplementos alimentares, empresas de consignados e pirâmides financeiras foram fiscalizados com excelentes resultados para os cidadãos fluminenses.

Desde o início deste ano, duas operações conjuntas já foram realizadas em clínicas irregulares de bronzeamento e supermercados, com interdições e meia tonelada de alimentos impróprios descartados. O presidente do Procon afirma que acordos de cooperação com os demais órgãos do Estado, em especial a Polícia Civil, possibilitam que mais consumidores sejam beneficiados e protegidos. De acordo com Coelho, eles são mais efetivos para coibir as práticas irregulares que trazem prejuízo a toda sociedade fluminense.

O secretário de Estado de Polícia Civil reafirma a importância do acordo de cooperação entre as agências governamentais de polícia administrativa e judiciária na defesa dos cidadãos. De acordo com Fernando Albuquerque, essas ações focam no emprego, cada vez maior, de inteligência e tecnologia para o crescente aperfeiçoamento das ferramentas de fiscalização do poder público em defesa dos consumidores.