Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

IMLAP

IMLAP - Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto

IMLAP - Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto

Fotografia: Paulo Toscano

O grande planejamento traçado pelas Chefias da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em 2007, com a adoção de metas a serem cumpridas, incluiu a reestruturação dos órgãos técnicos que compõem o DPTC - Departamento de Polícia Técnico-Científica. O DPTC é composto pelo IMLAP - Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, ICCE - Instituto de Criminalística Carlos Éboli, IIFP - Instituto de Identificação Félix Pacheco e IPPGF - Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense.

O IMLAP produz mais de trinta exames médicos-legais, desde a importante e complexa necropsia, exame destinado a identificar a causa da morte e suas circunstâncias médicas, até os múltiplos exames laboratoriais, passando pelos inúmeros exames em seres humanos para estabelecer as causas e as consequências dos danos físicos e mentais produzidos pelas ações ou omissões criminosas.

Em 2008, um novo prédio foi construído para o IMLAP nas dependências de um depósito de veículos da Delegacia de Roubos e Furtos de Autos (DRFA). O IMLAP construído é moderno e centro de referência na América Latina, com equipamentos de ponta. Um ganho de qualidade gigantesco para a Polícia Civil do Estado. No espaço remanescente no terreno da antiga DRFA, a meta é coloca ali um novo Instituto de Criminalística e formar a ainda não oficializada - "Cidade dos Órgãos Técnicos".