Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube Player

ICCE

ICCE - Instituto de Criminalística Carlos Éboli

ICCE - Instituto de Criminalística Carlos Éboli

Fotografia: Paulo Toscano

O grande planejamento traçado pelas Chefias da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em 2007, com a adoção de metas a serem cumpridas, incluiu a reestruturação dos órgãos técnicos que compõem o DPTC - Departamento de Polícia Técnico-Científica. O DPTC é composto pelo ICCE - Instituto de Criminalística Carlos Éboli, IIFP - Instituto de Identificação Félix Pacheco, IMLAP - Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto e IPPGF - Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense.

O ICCE realiza mais de setenta tipos de exames periciais, desde os confeccionados nos diversos locais de crime como, também, múltiplos exames laboratoriais, visando analisar os vestígios relacionados com as investigações penais em curso. Realiza a coleta e exames periciais vinculados aos procedimentos criminais, elaborando os respectivos laudos, bem como desenvolvendo estudos e pesquisas no campo da Criminalística e nas áreas das Ciências correlatas.

Dentre os destaques inovadores deste Instituto ressalta-se a Unidade Móvel de Criminalística, que confere agilidade aos atendimentos emergenciais; o Serviço de Perícia de Arma de Fogo, com a recente informatização do Setor de Balística; e o Sistema Automatizado de Dados - IBIS.