Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra empresas que vendem kits gás automotivos irregulares

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
28/01/2021 11h05 - Atualizado em 28/01/2021 16h58

Policiais da Delegacia de Defraudações (DDEF), com apoio das delegacias especializadas e do Procon, desencadearam nesta quinta-feira (28/01) a “Operação Conversão” que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha que faz instalação irregular de equipamentos de gás natural veicular (GNV). O bando utiliza documentação falsa e empresas em nome de laranjas para realizar o serviço e atua em diversos estados. Alguns proprietários de empresas laranjas, segundo investigações, recebiam percentuais pelas vendas sem declarar impostos. Dez estabelecimentos foram interditados e seis pessoas presas.

Na ação de hoje policiais cumprem mandados de prisão e busca e apreensão na Zona Oeste e Baixada Fluminense. As investigações apontam que muitas dessas empresas são controladas por milicianos. Esse grupo, ainda segundo a polícia, ameaça os responsáveis pela fiscalização.

Ao todo foram quatro meses de investigação. Policiais descobriram que os equipamentos de gás eram instalados de forma irregular e não apresentavam itens de segurança, expondo, dessa forma, os consumidores a risco. Há relatos de que automóveis explodiram devido ao vazamento e má instalação de gás.