Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil RJ lança revista científica especializada em Inteligência de Segurança Pública

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
13/01/2021 16h59 - Atualizado em 14/01/2021 9h54

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE), mais uma vez saiu na frente quando o assunto é Inteligência de Segurança Pública (ISP). Após a criação da primeira escola do segmento no país, em 2014 - quando ainda era parte da Secretaria de Segurança -, a instituição acaba de lançar uma revista científica especializada sobre o tema. A publicação, pioneira no ramo, é um espaço de difusão de conhecimento específico em ISP.

De acordo com a idealizadora da Revista de Inteligência de Segurança Pública (RISP) da Sepol, Dra. Zoraia Saint’Clair Branco, a ideia surgiu mediante a necessidade de divulgação de estudos científicos, pesquisas, práticas, manuais, dentre outros materiais sobre o assunto.

- Havia uma demanda represada que agora tem um espaço específico para a disseminação das informações. A publicação também é um meio de desmistificar o que está sendo feito e pensado no âmbito da Inteligência de Segurança Pública que tem como função principal assessorar o gestor na tomada de decisões. A RISP é um ambiente de acesso ao conhecimento de forma oficial, objetiva e transparente – destacou a delegada, atual diretora da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ESISPERJ).

A RISP é voltada para qualquer pessoa que tenha interesse em informações da área de Inteligência, que está diretamente ligada às questões de Segurança Pública, principalmente aos órgãos governamentais e à comunidade acadêmica.

- Os artigos também são fontes de conhecimento de direitos e deveres. Partindo do princípio de que o ISP é multi e transdisciplinar, dentre os conteúdos da revista sempre haverá abordagens como aspectos sociais, técnicas acadêmicas e questões tecnológicas, por exemplo. É todo um projeto voltado para os ramos de ISP Inteligência e Contrainteligência – destacou a Dra. Zoraia.

A periodicidade da RISP será de, minimamente, uma edição anual. A publicação está hospedada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ESISPERJ. O acesso é aberto a visitantes por meio do link: https://esisperj-ead.pcivil.rj.gov.br.