Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil: em defesa de quem precisar

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
02/10/2020 19h26 - Atualizado em 02/10/2020 19h26

A Polícia Civil é um dos braços importantes no combate à criminalidade e exerce papel fundamental na prestação de serviço ao cidadão. No estado do Rio de Janeiro, são cerca de 9 mil profissionais que atuam em investigações, trabalhos de inteligência, perícias criminais, atendimento ao público e outras funções, em mais de 200 delegacias, departamentos especializados e demais unidades. O lema, "Em defesa de quem precisar", reflete bem o trabalho desenvolvido por homens e mulheres da instituição que trabalham em benefício da população. Nesta semana, em que foi comemorado o Dia do Policial Civil, em 29 de setembro, destacamos a importância desta categoria e o orgulho de ser servidor e fazer parte deste grupo.

- Eu vivo a Polícia Civil todos os dias. Não apenas por ser delegado e carregar o distintivo, mas pelo sentimento que me move e por essa paixão que me acompanha há mais de 20 anos, desde que ingressei na corporação - declara o secretário de Estado de Polícia Civil, Allan Turnowski.

À frente da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, a delegada Cristiane Carvalho de Almeida ressalta o papel do policial civil no meio social, atendendo toda a população independente de gênero, raça, cor ou condição financeira.

- Ser policial é proteger e servir 24 horas todos os dias. No meu caso, como a Deam é a porta de entrada para mulheres que sofreram algum tipo de violência, também damos apoio, encaminhamos para instituições de assistência e atendemos da melhor forma, sem qualquer diferença. Como a polícia é um parâmetro para auxiliar a população em qualquer situação, outras pessoas também nos procuram para orientações e ajuda em casos que, às vezes, nem são relacionado à área criminal - disse Cristiane.

Gabriela Graça é perita e diretora do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro. Trabalhando em perícia criminal, ela também declara que a importância da Polícia Civil no prestamento de serviços à população.

- Estamos sempre disponíveis e preparados para qualquer situação. É uma das primeiras instituições que as pessoas ligam quando precisam. Nosso trabalho vai além da investigação, elucidação de crimes e trabalho técnico, mas, também, de acolhimento às vítimas e famílias - finaliza.