Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia prende chefe de associação criminosa que atua na clonagem de cartões de riocard e bilhete único

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
01/08/2020 12h12 - Atualizado em 01/08/2020 12h12

Policiais da 12ª DP (Copacabana) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (30/07), um homem apontado como chefe de uma organização criminosa que atua na clonagem de cartões de riocard e bilhete único. A prisão aconteceu no município de Nova Iguaçu e se deu em continuidade à Operação Herácles. Durante a ação, também foram arrecadados dezenas de cartões clonados do tipo bilhete único, prontos para distribuição e uso fraudulento, além de um notebook usado na implementação das fraudes e um caderno com anotações manuscritas de códigos de cartões a serem clonados.

A operação Herácles foi deflagrada em janeiro deste ano, ocasião em que foram cumpridos onze mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão. A quadrilha é especializada na fraude aos cartões riocard e bilhete único, causando prejuízos à Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Os criminosos atuavam de duas formas: ora quebrando a chave de segurança dos cartões, por meio de aplicativos de celular e outros softwares, para posteriormente replicarem os créditos e venderem as passagens, de forma avulsa, por valor abaixo da tarifa tabelada; ora fazendo o chamado bola-bola, que consiste na venda avulsa das passagens da integração, dentro do período da gratuidade.