Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Sepol e MP realizam operação para desarticular esquema de empresas investigadas por desvio de recursos públicos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
23/07/2020 08h46 - Atualizado em 23/07/2020 8h47

A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC) realiza, na manhã desta quinta-feira (23/07), uma operação para cumprir 5 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em residências e empresas de apontados por integrarem uma organização criminosa responsável por desviar cerca de R$ 6,2 milhões dos cofres públicos. Eles são investigados pela prática do crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os mandados foram expedidos pela 21 Vara Criminal da Comarca do Rio de Janeiro.

A investigação apontou que a antiga gestão do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) recebeu entre os anos de 2009 e 2019 cerca de R$ 4, 3 bilhões em recursos públicos, mas nunca apresentou prestação de contas sobre a aplicação dos recursos de saúde pública que foram destinados a ela. Com isto, teria sido montado um complexo esquema onde a empresa dissimulava o desvio destes recursos com repasses fraudulentos de verbas para empresas intermediárias prestadoras de serviços.