Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Papo de Responsa realiza mais de 27 mil atendimentos em 2019

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/12/2019 16h05 - Atualizado em 06/12/2019 16h05

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) realizou, nesta sexta-feira (06/12) na Cidade da Polícia, o evento Programa Papo de Responsa Resultados e Novos Rumos. A ação teve como objetivo apresentar os resultados do Programa Papo de Responsa ao longo do ano de 2019, além de promover um debate com a comunidade educacional, autoridades, celebridades e sociedade civil sobre a importância da aproximação da polícia com a sociedade.

- Quem conhece a Polícia Civil geralmente é quem está precisando de nós, porque a Polícia Civil atua basicamente após o crime. Mas com o Papo de Responsa nós podemos levar a Polícia Civil a pessoas que não estão precisado de nós, pelo menos neste momento – ressaltou o secretário de Estado de Polícia Civil, Marcos Vinícius Braga.

Criado em 2008, o Papo de Responsa é um programa de responsabilidade social e educação complementar da Sepol, vinculado à Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, para interlocução da Instituição com a população. Agentes, uniformizados, visitam escolas de segundo segmento e ensino médio, públicas e privadas, universidades, instituições religiosas, conselhos comunitários, empresas, para promoverem um "papo de responsa", ou seja, um bate papo descontraído sobre ética, ações de prevenção à violência, crime e o papel do policial na sociedade.

Em 2019 o Papo atendeu 27.165 alunos e realizou aproximadamente 330 visitas a instituições em todo o estado. O programa atendeu cinco mil jovens a mais do que em 2018 e a tendência é que a cada ano mais instituições sejam contempladas com esse serviço. No total mais de 30 mil pessoas foram impactadas pelo programa.

-O Papo é um programa fundamental para a promoção do diálogo da polícia com a sociedade. A vinda dele para a Acadepol fortaleceu as bases metodológicas do Programa sem alterar sua essência e está permitindo que possamos expandi-lo para atender cada vez mais instituições – destacou a diretora da Acadepol, delegada Renata Teixeira.

Para o coordenador do Programa, inspetor Beto Chaves, o diálogo com os adolescentes é o principal caminho para a prevenção.

- O Papo é um programa de relações humanas que tem como ferramenta principal o diálogo com nossas juventudes. A aproximação dos jovens em ambiente escolar é caminho importante para a prevenção as violências – afirmou ele.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, docentes, alunos e familiares de alunos, além dos atores Mariana Xavier e Lázaro Ramos.