Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Operação Louvre: Polícia Civil prende contraventor investigado por envolvimento em homicídio

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/05/2022 16h44 - Atualizado em 24/05/2022 16h44

A Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado (Sepol), por meio da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), prendeu, nesta terça-feira (24/05), o contraventor José Caruzzo Escafura, conhecido como "Piruinha". Outras duas pessoas também foram presas na ação, que contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.

As investigações começaram em 23 de julho de 2021, após a morte de Natalino José Nascimento Espínola, conhecido como "Neto", na Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo os agentes, a vítima convidou o contraventor e sua filha – também alvo de mandado de prisão, mas foragida – para aportar capitais em obras, por meio de contratos assumidos com construtoras, servindo como lavagem de dinheiro das atividades ilícitas da organização criminosa.

O grupo ligado ao contraventor investia e lucrava através de “laranjas”, que retornavam imóveis e valores declaráveis. No entanto, como o capital investido e o lucro esperado não voltaram, os criminosos passaram a extorquir a vítima, que acabou sendo assassinada em uma emboscada. O autor do homicídio foi um policial militar, também preso na ação desta terça-feira. Uma terceira pessoa, alvo de mandado de busca e apreensão, foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos acusados. Foram apreendidos nove celulares, documentos, computadores, munições, joias, relógios e R$ 188 mil em dinheiro.

Vale destacar que, após uma década sem prisões relevantes na contravenção, na gestão do Governador Cláudio Castro três grandes nomes ligados ao jogo do bicho foram presos: além de "Piruinha", Rogério de Andrade e Bernardo Bello.