Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Força-tarefa deflagra operação contra milícia

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
20/05/2022 09h27 - Atualizado em 20/05/2022 17h16

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) realizou, nesta sexta-feira (20/05), a "Operação Heron" para cumprir dez mandados de prisão e 11 de busca e apreensão contra agentes públicos ligados à organização criminosa liderada pelo miliciano Luis Antônio da Silva Braga, o "Zinho".

A ação é parte da FT-1000, a Força-Tarefa dos Mil Milicianos Presos. Entre os alvos dos mandados estavam um miliciano foragido da Justiça, policiais militares, agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e uma delegada. Ao todo, oito pessoas foram presas. Armas de fogo, facas e dinheiro foram apreendidos.

A operação contou com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), Corregedoria Interna da Polícia Militar e da Contrainteligência e do grupo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.

A investigação começou há um ano, e teve como alvo principal o criminoso Francisco Anderson da Silva Costa, conhecido como "Graça" ou "PQD". Ele era homem de confiança do então miliciano Wellington da Silva Braga, o "Ecko", morto durante uma ação da Polícia Civil em junho de 2021.

Segundo as investigações, os alvos dos mandados possuem estreito vínculo de cooperação com a organização criminosa, atuando no fornecimento de informações sigilosas, operações específicas contra grupos rivais, facilitação na movimentação dos milicianos e até mesmo na escolta com viaturas oficiais de foragidos da Justiça.