Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra fraude e licitação para contratação de veículos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/05/2022 07h59 - Atualizado em 06/05/2022 12h19

Agentes do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), com apoio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), realizaram uma operação contra a fraude na concorrência em licitações para locação de veículos, nesta sexta-feira (06/05). Batizada de Delaminados, a ação tinha como objetivo cumprir 14 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas ao esquema.

Segundo as investigações, que tiveram início em 2018, antes da atual gestão, as licitações eram para prestação de serviços para órgãos da administração pública, como Centrais De Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem). O inquérito do DGCOR-LD apura a presença de fortes indícios de estrutura organizada de empresas de fachada, com o intermédio de pessoas e divisão de tarefas, para cometimento de diversos crimes de fraude a licitações para obter vantagem econômica. Desta forma, o Governo do Estado do Rio de Janeiro é vítima deste esquema.

Ao longo das investigações, foi possível verificar que as empresas figuravam em outros procedimentos policiais, nos quais também apuram-se os crimes de fraude em licitações e organização criminosa, atuando em conluio e com o mesmo modo de operação.

A partir de relatório elaborado pela Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE), foram detectadas possíveis fraudes em três pregões eletrônicos para locação de veículos automotores, carros blindados e caminhonetes, que contaram com a participação de diversas empresas, com contratações no valor total de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

Com a operação Delaminados, os agentes esperam obter elementos e informações a partir da apreensão de documentos, contratos, telefones celulares e demais equipamentos eletrônicos.

Durante as diligências desta sexta-feira, um dos alvos foi preso em flagrante por posse de munições de calibre permitido. Os agentes encontraram na residência dele 129 munições e três carregadores. Nos endereços visitados pelos policiais, foram apreendidos também sete aparelhos de telefone celular, três pendrives e diversos documentos, além de relógios e joias.