Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
23/03/2022 10h07 - Atualizado em 23/03/2022 12h38

O Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) realizou, nesta quarta-feira (23/03), a "Operação Mercador de Ilusões". A ação teve como objetivo o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão, seis de prisão temporária, bloqueio judicial de mais de R$ 680 milhões nas contas bancárias dos suspeitos e o sequestro de bens da maior organização criminosa de tráfico de drogas do estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, duas pessoas foram presas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e uma em Brasília. Os agentes também apreenderam carros, dinheiro, joias, documentos e escrituras de imóveis.

A operação contou com apoio de policiais civis do Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Amapá, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com apoio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

Os agentes verificaram movimentações financeiras da organização na comunidade do Brejal e no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. O dinheiro seria utilizado pela liderança dessas regiões para venda de drogas, assim como para compra de armas e entorpecentes.

No período analisado (nos anos de 2019, 2020 e 2021), os policiais identificaram uma movimentação financeira deste esquema criminoso superior a R$ 3 bilhões.

Durante a investigação, os agentes descobriram um complexo esquema e uma rede muito bem estruturada por todo o território nacional, que se utiliza de “laranjas” e contas bancárias de pessoas jurídicas com atividades de importação e exportação e empresas de transporte rodoviário de cargas, muitas delas de fachada.