Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Caso Henry Borel: Polícia Civil prende vereador Dr. Jairinho e mãe da criança

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/04/2021 18h04 - Atualizado em 08/04/2021 18h04

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro, por meio da 16ª DP (Barra da Tijuca), prendeu o vereador Jairo Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho, e a mãe de Henry Borel, Monique Medeiros da Costa e Silva, acusados pela morte do menino. A prisão aconteceu nesta quinta-feira (08/04), em Bangu, na Zona Oeste, por meio de um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. A criança, de 4 anos, morreu no dia 8 de março.

As investigações começaram indicando, inicialmente, um suposto acidente doméstico. No entanto, após o resultado do laudo da necropsia, no qual apontou que o menino teve hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente, e que o corpo da criança apresentava hematomas, edemas e contusões, surgiram outras suspeitas e dúvidas. Os agentes ouviram testemunhas, entre elas, Dr. Jairinho e Monique.

Segundo o titular da 16ª DP, delegado Henrique Damasceno, foram expedidos mandados de busca e apreensão de aparelhos de telefone celular e houve a interdição judicial do apartamento onde o fato aconteceu. Também foi realizada uma reprodução simulada, utilizando um boneco com o peso e tamanho semelhantes ao de Henry. Todo o trabalho de investigação foi acompanhado pela perícia técnica e pelo Ministério Público.

Para auxiliar o esclarecimento do caso, o Governo do Estado adquiriu recentemente para a Polícia Civil um software israelense de última geração chamado Cellebrite Premium, que recupera mensagens ou imagens apagadas em qualquer equipamento eletrônico, como celulares. O dispositivo foi fundamental para a descoberta de conversas trocadas entre o Dr. Jairinho, a mãe de Henry e, inclusive, a babá do menino. As investigações seguem em andamento.