.

Quem somos

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro é resultado da parceria entre o Ministério da Justiça, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. (Veja Notícia).

A criação da REDE-LAB é fruto de ação inserida no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania ? PRONASCI, que prevê a implantação de laboratórios de tecnologia contra a lavagem de dinheiro nas regiões metropolitanas foco de atuação do programa.

A REDE-LAB visa articular a atuação dos laboratórios de tecnologia contra a lavagem de dinheiro a serem implantados, de modo a promover e regular a operação integrada entre os mesmos. O objetivo principal é ?desenvolver e difundir estudos e práticas de produção de informações estratégicas relacionadas à produção de provas em processos e inquéritos judiciais ou administrativos.?

O Laboratório é órgão de assessoramento direto ao Chefe de Polícia e tem como objetivo auxiliar as Unidades de Polícia Judiciária, bem como órgãos externos no tratamento das informações geradas por procedimentos investigatórios complexos, tornando-se uma  unidade de produção de informações estratégicas para análise de grandes volumes de dados  com uso intensivo de tecnologia  e gestão do conhecimento.

É importante acrescentar que as investigações que envolvem criminalidade organizada geram um volume de dados expressivo, fato que dificulta a unidade de investigação na conclusão do feito. A análise de um grande número de contas telefônicas ou extratos bancários por exemplo,  sem metodologia ou tecnologia, torna a investigação fadada ao insucesso. Assim, o LAB-LD conta com o auxílio de um conjunto de equipamentos e softwares próprios que possibilitam cruzamentos de grandes volumes de dados em menor tempo, metodologia  que permite o aprimoramento da análise e a indicação de novos caminhos para a investigação.

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro é formado por um quadro de profissionais com qualificação específica. A Seção de Análise é composta de policiais com formação em estatística, contabilidade, direito, economia e letras; a Seção de Tecnologia da Informação de profissionais das áreas de informática, telecomunicações, eletrônica e web design.

---

LAB-LD - Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro

Rua da Relação, 42, 8ºandar - Centro - Rio de Janeiro / Tel.: 2334-9713 / 2333-4052 / email: labld@pcivil.rj.gov.br