Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil RJ compra dois mil coletes à prova de balas de alta performance

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
18/01/2021 18h17 - Atualizado em 24/06/2021 16h38

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) adquiriu dois mil coletes à prova de balas de alta performance. Os equipamentos possuem certificação internacional e têm como diferencial a capacidade de resistir a tiros de fuzil. Eles contam, ainda, com um manto tático e pescoceira. O material está previsto para chegar até o mês de março. O custo unitário é de R$ 9.100 a R$ 9.600 de acordo com a variação de tamanho.

De acordo com a subsecretária de Gestão Administrativa da Polícia Civil, delegada Valéria de Aragão Sádio, a aquisição é pioneira para uso em instituições no Brasil. Coletes semelhantes são usados por tropas e grupos de polícia especializados dos Estados Unidos e da Europa.

- Os equipamentos são dotados de proteção para todos os calibres permitidos e, ainda, para calibre restrito de fuzil. Cada conjunto possui quatro placas rígidas, inclusive de proteção lateral. O material possibilita que nossos policiais tenham à disposição a proteção necessária para desenvolver as atividades com segurança.

O reforço dos coletes representa, hoje, 25% dos policiais ativos. Novas aquisições estão previstas para que 100% do efetivo seja beneficiado. Neste primeiro momento, os equipamentos serão direcionados aos agentes lotados em delegacias especializadas, em grupos operacionais de distritais e na Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).