Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Delegacia é pioneira em escuta protegida

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/07/2017 18h00 - Atualizado em 11/07/2017 18h00

por Beth Nogueira

Criada em 2004, a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) garante um atendimento especial a menores de idade que passam por violência, exploração ou constrangimento. Antecipando o que só será obrigatório no país no ano que vem, a unidade policial já realiza a escuta protegida – que, inclusive, pode ser solicitada por outras delegacias. A Lei nº 13.431 entrará em vigor em abril de 2018.

– A necessidade desse tipo de cuidado é muito atual, considerando a nova normativa que regulamenta a escuta protegida. Nesse sentido, o Rio de Janeiro é pioneiro. O procedimento é feito em ambiente mais humanizado, com mais critérios para a completa defesa da vítima. Há dois anos, fazemos isso e enviamos o áudio, vídeo e a ata ao juiz responsável. Somos um exemplo – disse a delegada-titular da DCAV, Juliana Amorim.

A extensão da DCAV que tem essa função é o CAAC (Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança), inaugurado no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, em junho de 2015. Após serem examinados e medicados, os menores vítimas são encaminhados para que se realize o registro protetivo, feito por agentes treinados em técnicas de entrevista investigativa voltada para crianças e adolescentes.

– Lá, reunimos todas as instituições de proteção à vítima e serviços policiais. Evita que eles peregrinem pela cidade para registrar ocorrência, passar por perícia, fazer a profilaxia médica e o registro – explicou a delegada.
Nesse período, o CAAC atendeu mais de 300 vítimas. O crime mais praticado foi o estupro de vulnerável (com menor de 14 anos), representando 87% dos casos; seguido de estupro e, em terceiro, maus tratos. As idades mais frequentes do atendimento são de crianças de 12 anos (17 %), seguido de vítimas de 8 e 11 anos (ambos com 12% dos atendimentos).

Segundo Juliana Amorim, a ideia é poder estender esse serviço a outras localidades do estado. Enquanto isso, o material registrado nas escutas pode ser solicitado por outras delegacias. Mais de 130 ocorrências em outras unidades policiais já contaram com o material colhido pelo CAAC , dando origem a indiciamentos e prisões de criminosos sexuais contra menores.
Orientados pela delegacia especializada, policiais passam por capacitação para saber como lidar com crimes que envolvam crianças e adolescentes vítimas.

Como realizar denúncias

A denúncia pode retirar uma criança de um ciclo de violência e permitir com que ela cresça de forma saudável. Abuso sexual, trabalho infantil, maus tratos físicos e psicológicos, suspeita de exploração, lesão, abandono de incapaz, bullying e cyberbullying podem ser denunciados pelo telefone 2332-4330, ou de forma anônima, pelo WhatsApp 97255-4560.

A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima fica na Rua do Lavradio, 155, na Lapa.