Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Sepol realiza 1° Encontro Nacional dos Diretores de Departamentos de Homicídios das Polícias Civis

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
03/09/2019 18h24 - Atualizado em 03/09/2019 18h24

A Secretaria Estado de Polícia Civil, por meio do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), promove nos dias 18 e 19 desse mês o Primeiro Encontro dos Diretores de Departamento de Homicídio do Brasil. O evento será realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra, no Centro do Rio e na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.

O evento tem como objetivo a troca de experiências entre as polícias civis de todo o Brasil, visando a unificação das ações que melhoraram os índices de resolução de homicídios nos seus respectivos Estados. Durante o encontro também serão debatidos temas relativos a investigação de homicídios como a adoção de técnicas investigativas inovadoras e metodologias nacionais para a quantificação das taxas de elucidação.

Segundo o diretor do DGHPP, Antônio Ricardo Nunes, também será sugerida a padronização da sigla DHPP para os Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa das Polícias Civis de todo o País. Ainda segundo o diretor, também serão traçadas estratégias de melhorias de resultados nas operações nacionais de cumprimento de mandados de prisão contra acusados de assassinatos.

- Este encontro chega em momento bem oportuno, já que a queda nos índices de homicídios é observada por diversos estudiosos da violência urbana, sendo uma tendência em todos os estados. A adoção de estratégias nacionais trará melhorias significativas para a segurança pública, como a redução nos números absolutos de homicídios e a elevação dos inquéritos enviados à justiça com autoria de crimes contra a vida – destacou o delegado.