Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil do Rio inaugura Delegacia de Combate a Crimes de Racismo e Intolerância

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
13/12/2018 16h24 - Atualizado em 13/12/2018 16h24

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta quinta-feira (13/12), às 15h, a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A especializada terá como titular o delegado Gilbert Stivanello e será instalada na Rua do Lavradio, nº 155, no Centro, onde já funcionam a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). As três unidades policiais vão transformar o espaço em um núcleo de atendimento a pessoas em situação vulnerável.

Os agentes que vão trabalhar na unidade passaram por treinamento específico na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) para atender as vítimas de racismo, homofobia e intolerância religiosa. A capacitação incluiu a análise das principais legislações penais referentes ao tema e de métodos de investigação criminal de casos relacionados ao combate a todas as formas de preconceito, inclusive em redes sociais.

O chefe de Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa, destacou que a implantação da nova unidade, já prevista em lei, atende aos anseios da política de segurança implementada pela Intervenção Federal de combater com rigor o preconceito e a intolerência. “Estamos dando um passo muito importante para conscientizar a sociedade que esses crimes serão investigados e os responsáveis, punidos”, afirmou Rivaldo Barbosa.

A expectativa do titular, delegado Gilbert Stivanello, é reforçar o compromisso da Secretaria de Estado de Segurança, no cumprimento de diretriz da Intervenção Federal, no combate a esses crimes. “Vejo nessa delegacia uma evolução, um novo patamar que estamos alcançando. A delegacia é um espaço de garantia de direitos. E essa missão é de todos”, disse Stivanello.

A delegacia terá como prioridade registrar e investigar casos que tenham como motivação crimes de ódio e discriminação, como racismo, injúria, xenofobia, homofobia e outros tipos de preconceito. Mesmo com a criação da especializada, todas as delegacias do estado também seguirão registrando esses crimes. Caberá à Decradi, nesses casos, acompanhar seus desdobramentos.

A nova delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.