Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

I Concurso de Redação do Programa Papo de Responsa premia 33 jovens moradores de comunidades do Rio

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
28/11/2018 18h52 - Atualizado em 28/11/2018 18h54


O I Concurso de Redação do Programa Papo de Responsa, da Polícia Civil, premiou 33 alunos, todos jovens moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

O projeto que tem como tema “O Papo Da Minha Vida!”, é resultado das atividades realizadas no período de 2017/2018, a partir da parceria entre a Secretaria de Segurança, a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Civil.

A iniciativa teve como objetivo o estabelecimento de diálogos com 4.798 alunos das turmas do 9º Ano do ensino fundamental, do Programa de Educação de Jovens e Adultos – Peja (Diurno) e Aceleração 8, com a realização de 19 encontros com o Programa Papo de Responsa.

Ao todo foram premiados os três primeiros colocados das 11 coordenadorias regionais de educação, totalizando trinta e três alunos. Além do certificado, os alunos finalistas ganharão um kit com livros e ingressos para visitarem o AquaRio e o Morro do Corcovado. Os três primeiros colocados ganharão uma bolsa de estudos integral no Sistema Elite de Ensino.

Foram abordados temas como drogas – lícitas e ilícitas, crimes de internet, bullying e cyberbullying, Direitos Humanos, Cultura de Paz, Mediação Pacífica de Conflitos e outros temas relativos a área de Segurança Pública, contribuindo para o fortalecimento de programas preventivos de segurança com foco em adolescentes e jovens.

Participaram da Solenidade a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca do Projeto Orquestra na Escola da Secretária de Educação, a Banda Sinfônica da Guarda Municipal e o Coral da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Durante o evento foi apresentada a mostra “Fragmentos”, composta por trechos de algumas redações produzidas pelos alunos participantes.